08/03/2018
NELM traz para o Brasil a Startup Europe Week
 

O escritório Nogueira, Elias, Laskowski e Matias Advogados (NELM), em parceria com o CO.W. Coworking Space, trouxe a Startup Europe Week (SEW) pela primeira vez ao Brasil. Trata-se de um movimento que começou na Europa, ligado a uma iniciativa da Comissão Europeia, que já atingiu mais de 50 países e 300 cidades e está se expandindo para outras partes do mundo. A edição sediada em São Paulo ocorreu no último dia 6 de março.

O evento, que contou também com transmissão on line ao vivo pelo Facebook (você pode assistir ao vídeo na íntegra nesse link), teve como objetivo apresentar o ecossistema local de empreendedorismo e inovação aos empreendedores e investidores em de startups.

Igor Tasic, CEO e idealizador da SEW, abriu o evento apresentando a importância de se conhecer o ecossistema local para o sucesso no empreendedorismo e a de se espalhar a SEW pelo mundo. Entre os expositores estavam o sócio responsável pela área empresarial do NELM, Eduardo Felipe Matias e o advogado sênior da área de Inovação e Startup da banca, Rogério Russo. Eduardo Matias, que coordenou a elaboração do guia “Empreendendo Direito: aspectos legais das startups”, abordou a importância de se conhecer o ambiente jurídico e das 10 regras de ouro para o sucesso das startups. Rogério tratou das principais modalidades de captação de investimento por Startups.

Felipe Maruyama, Diretor Técnico de Apoio ao Empreendedorismo Inovador e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, apresentou o ecossistema paulistano de inovação e as medidas locais para incentivar o empreendedorismo inovador. Não poderia faltar o testemunho de players importantes desse ecossistema, como o de Renato Magnanini Auriemo (fundador e CEO do CO.W.Coworking Space), que tratou em sua palestra sobre os ambientes inovadores e atores do ecossistema brasileiro de inovação, de Marco Gorini (sócio fundador da Dínamo Ventures S/A), que apresentou o ecossistema dos Negócios de Impacto social brasileiro, e de Vítor Andrade (Head de Startup Ecosystem na Oracle), que falou sobre as Corporate Ventures como modelo de incentivo para o empreendedorismo e a inovação.

Os debates foram mediados pela jornalista Sandra Boccia, Diretora Editorial da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, bem como da Época Negócios, que abriu espaço para perguntas dos empreendedores e investidores presentes.