25/04/2017
Projeto Educar Direito
 
Na virada do século, a ONU estabeleceu 8 objetivos a serem alcançados até 2015, os chamados objetivos de desenvolvimento do milênio, com foco no desenvolvimento global sustentável. A iniciativa foi um sucesso, reduzindo, por exemplo, a pobreza extrema de 25% para 3% e, por isso, a partir de 2010 os países membros começaram a discutir novos objetivos a serem visados após 2015, estabelecendo uma nova agenda: Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Nesta agenda foram criados 17 Objetivos, cada um deles com metas específicas, os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os quais são globais e universalmente aplicáveis. Para atingir o escopo dessa agenda, além das ações dos governos e órgãos públicos, a ONU conta a participação da sociedade civil e das empresas privadas.

Nesse sentido, o NELM, que é signatário do Pacto Global da ONU e que tem, no âmbito de seu projeto NELM Sustentável, se engajado em diversas iniciativas dessa organização, realizou um workshop interno para discutir os ODS junto a seus colaboradores a fim de desenvolver e implementar um projeto macro com foco nesses Objetivos.

Durante esse processo, diversas ideias foram apresentadas e colocadas em votação, da qual saiu vencedor o projeto Educar Direito.

O objetivo do projeto vencedor é apresentar aos jovens do ensino fundamental e médio disposições e conceitos da Constituição Federal do Brasil e da Teoria Geral do Estado, com objetivo de desenvolvimento de futuros cidadãos conscientes das questões relacionadas à sustentabilidade, cultura, educação e cidadania.

Com o projeto Educar Direito, o NELM pretende contribuir para a consecução do ODS 4 (Educação de Qualidade), mais especificamente a meta 4.7¹ desse ODS, que tem por objetivo o ensino do desenvolvimento sustentável, direitos humanos, entre outros temas referentes à cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.  O projeto Educar Direito também colaborará com a ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes), especialmente a meta 16.3², que trata do desenvolvimento do Estado de Direito, garantindo o acesso à justiça para todos.

Para tanto, serão produzidos pelos colaboradores do NELM vídeo-aulas com duração de 2 a 3 minutos, com linguagem simples e imagens que tornem o material mais lúdico de modo a manter o interesse e atenção dos jovens. Pretende-se disponibilizar os vídeos nas escolas, ONGs e, principalmente, na internet por meio de redes sociais, visando atingir o maior número possível de pessoas.

Esta é mais uma contribuição do NELM e seus colaboradores para transformar nosso mundo por meio da educação.


¹4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável

²16.3 Promover o Estado de Direito, em nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos