29/09/2017

Projeto NELM Sustentável concorre a Prêmio Lúmen.

 

Veja o vídeo de 3 minutos apresentando o Projeto NELM Sustentável para o Prêmio Lúmen, clicando aqui: link para o vídeo

O vídeo foi gravado de forma caseira, reforçando aquela que é a maior virtude do projeto NELM Sustentável: cada iniciativa é idealizada e executada pelos próprios colaboradores do NELM, arregaçando as mangas e de coração!



Conheça o resumo das iniciativas do Projeto NELM Sustentável apresentado ao Prêmio Lúmen:


Introdução
O Projeto NELM Sustentável foi criado há 5 anos, com o escopo de aperfeiçoar as estratégias de negócios, as práticas e o ambiente de trabalho de nosso escritório, tornando-os mais sustentáveis. Para tanto, instituímos três grupos: Time de Meio Ambiente, Time de Recursos Humanos e Time de Responsabilidade Social (http://www.nelmadvogados.com/sustentavel.asp).

A participação no projeto é voluntária, sendo possível afirmar que praticamente todos os colaboradores do NELM participam de um ou mais desses times. Cada um escolhe qual time quer integrar, conforme seus interesses e aptidões, o que garante o ótimo nível de engajamento até agora alcançado. 
As iniciativas que iremos descrever a seguir foram idealizadas e propostas pelos próprios times, de acordo com aquilo em que cada grupo acredita – o que confere, para cada um de nós, um propósito em fazer parte do NELM que vai além do nosso dia a dia profissional.
 

Time de Meio Ambiente 

O Time de Meio Ambiente procura garantir a utilização racional de recursos e a adoção de estratégias, a fim de reduzir os impactos das ações do escritório sobre o meio ambiente. Assim, foram inseridos alguns hábitos dentro do cotidiano dos colaboradores através de medidas como: coleta seletiva de lixo; redução de impressões, por meio da adoção de uma política da impressão frente e verso, da compra de monitores adicionais para os colaboradores e da criação de competição interna; substituição dos sistemas de descargas, incentivando o consumo consciente da água; e criação da campanha “NELM Carona”, que tem como objetivo fomentar a redução da circulação de veículos.
Além disso, angariamos periodicamente materiais eletrônicos, elétricos, radiografias, pilhas e lâmpadas, e encaminhamos para uma cooperativa especializada no descarte destes materiais, bem como elaboramos um Projeto de Lei, que se encontra atualmente na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados, a fim de incentivar o descarte consciente de pneus para fabricação de asfalto ecológico ou asfalto borracha.

É importante ressaltar, ainda, a função de advocacy que o NELM tem exercido no âmbito do Projeto NELM Sustentável, apoiando, por exemplo, o movimento Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, a iniciativa Caring for Climate da ONU; a Iniciativa Empresarial em Clima (IEC) e seu “Posicionamento Empresarial sobre Precificação de Carbono no Brasil”, bem como participando no Grupo Temático Energia e Clima da Rede Brasil do Pacto Global.
A fim de exercer esse papel de advocacy, o NELM se vale de seu boletim periódico Argumento, no qual procura divulgar esses movimentos e iniciativas relacionados à promoção da sustentabilidade (http://www.nelmadvogados.com/publicacoes.asp). Além disso, o escritório conta com um boletim exclusivo para o NELM Sustentável, cuja finalidade é divulgar as iniciativas do Projeto junto a seus clientes e parceiros (por exemplo: http://www.nelmadvogados.com/news/20170420/). 


Time de Recursos Humanos

O Time de Recursos Humanos está direcionado a melhorias relacionadas à comunicação e processos decisórios internos, permitindo maior transparência e engajamento entre os colaboradores e, consequentemente, contribuindo para a qualidade de vida no ambiente de trabalho, tornando-o mais sustentável.
Observando estes objetivos, criamos o Cana Direto NELM, onde as sugestões, comentários e reclamações sobre o ambiente de trabalho são anônimos e sigilosos, e o NELMNET, que consiste em uma rede social de uso exclusivo dos colaboradores; disponibilizamos uma sala de convivência para aumentar a integração entre as equipes, utilizando-a, inclusive, para confraternização mensais; ; e possibilitamos a realização de “home office” uma vez por semana aos advogados, visando fatores como a mobilidade urbana e a necessidade de redução de emissão de gases de efeito estufa.
Também, através do canal NELMNET, criamos um concurso de ideais semestral, no qual os colaboradores têm a oportunidade de apresentar suas ideias relacionadas a um ambiente de trabalho mais sustentável, conferindo uma premiação ao vencedor.
Pensando na saúde e no bem-estar dos colaboradores, implantamos a ginástica laboral duas vezes por semana – ideia surgida do concurso acima mencionado –, e oferecemos frutas diversas duas vezes ao dia.
Com o intuito de analisar e reconhecer o desenvolvimento individual de cada colaborador, realizamos avaliações semestrais, proporcionando e incentivando o crescimento e a permanência dos mesmos no escritório. Ainda, desenvolvemos o Manual de Boas Vindas, com informações gerais, visando facilitar a ambientação dos novos colaboradores, familiarizá-los com a missão, a visão e os valores do NELM e descrever as possibilidades de participação em projetos do escritório, como o NELM Sustentável. 


Time de Responsabilidade Social

O Time de Responsabilidade Social busca a integração do escritório e de seus colaboradores à comunidade, promovendo ainda a adoção de condutas éticas e transparentes junto aos clientes e fornecedores.
Criamos o Programa Quadrimestral de Doação de Sangue, enviando um comunicado aos colaboradores, clientes e parceiros para incentivá-los a participar da iniciativa (http://www.nelmadvogados.com/sustentavel_ver.asp?id=33). Além disso, realizamos campanhas de arrecadação de livros em parceria com a ABRINQ, e coletamos alimentos, brinquedos, roupas e itens de higiene pessoal para doação em instituições filantrópicas, principalmente em datas comemorativas, para as quais idealizamos a Páscoa Solidária, o Dia do Idoso, o Natal Solidário e a Campanha “Sorriso Mais Forte”, para arrecadação de pastas de dentes.
Ainda, integramos o Instituto Pro Bono, a fim de promover maior acesso à Justiça para a parcela da população mais necessitada, e celebramos uma parceria junto ao Núcleo de Acesso à Justiça da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio do qual oferecemos assessoria jurídica gratuita e voluntária diretamente nas comunidades.
Ademais, mantemos no escritório urnas de cupons fiscais da Santa Casa de São Paulo para aproveitamento de crédito tributário, iniciativa esta que foi difundida a todas as empresas sediadas no mesmo edifício.
Além disso, implantamos o Think Tank do Bem, no qual os colaboradores se comprometem a realizar esforços para produzir textos, ações, projetos de lei e campanhas de interesse jurídico, bem como desenvolvemos a Cartilha de Segurança na Internet, com informações e orientações de prevenção contra “crimes eletrônicos” direcionadas às crianças.
Por fim, observando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, realizamos um workshop entre os colaboradores para discussão e desenvolvimento de uma iniciativa macro com foco nesses Objetivos. Após a apresentação das ideias, realizamos uma votação interna, e a iniciativa vencedora foi a “Educar Direito”, cujo escopo é apresentar aos jovens que cursam o ensino fundamental e médio disposição e conceitos da Constituição Federal e da Teoria Geral do Estado, buscando o desenvolvimento de cidadãos conscientes das questões relacionadas à sustentabilidade, cultura, educação e cidadania. Para tanto, serão produzidos vídeo-aulas com linguagem simples e imagens que tornem o material mais lúdico e compreensível.

 
Conclusão

Em 2013, o escritório aderiu ao Pacto Global da ONU, reforçando o nosso compromisso com alguns valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, combate à corrupção, relações de trabalho, meio ambiente e responsabilidade social – e, desde então, vem apresentando relatórios anuais ao Pacto, informando sobre as iniciativas do Projeto NELM Sustentável (disponíveis em: https://www.unglobalcompact.org/what-is-gc/participants/23561-Nogueira-Elias-Laskowski-Matias-Advogados#company-information). 
O NELM é, até hoje, um dos poucos escritórios de advocacia a aderir ao Pacto – nesse sentido, seria muito interessante o CESA e o SINSA começarem uma campanha para que mais escritórios aderissem ao Pacto, assumindo um compromisso com seus princípios!
Hoje, 5 anos depois de iniciado o projeto, a sustentabilidade é parte fundamental dos valores, da visão e da missão do NELM – cujas declarações foram consolidadas recentemente e podem ser resumidas em uma frase, que passou a constar de nossa missão: “Fazer a coisa certa” (http://www.nelmadvogados.com/missao.asp).